Nutricionista pode vender suplementos? Consulta, marcas e comissões
Venda de suplementos por nutricionista: diferenças entre comércio, consulta, prescrição, publicidade de marcas, orientação geral e comissões.
A pergunta “nutricionista pode vender suplementos?” exige separar comércio, consulta, prescrição, publicidade e remuneração por trabalho. O Código de Ética impõe limites a direcionamento de marcas, consulta em estabelecimento comercial e venda casada. Um CNPJ ou contrato não libera, por si só, todas essas condutas.
O risco surge quando o atendimento clínico se mistura à venda: consulta oferecida na loja, cupom com remuneração por indicação ou divulgação de uma marca ao próprio público de pacientes. Para organizar a atividade, é preciso descrever o que realmente acontece, quem recebe a mensagem e de onde vem a receita.
Ter uma loja, prescrever e divulgar são a mesma atividade?
Não. Possuir um negócio comercial, trabalhar tecnicamente para uma empresa, orientar um público e prestar consulta são fatos diferentes. O capítulo V do Código de Ética e Conduta, Resolução CFN 599/2018 alcança associação, divulgação, indicação e venda. A análise precisa considerar cada conduta, evitando tanto uma autorização geral quanto uma proibição sem objeto definido.
Pode fazer consulta dentro de loja de suplementos?
O art. 61 veda exercer ou associar consulta nutricional e prescrição dietética em locais cuja atividade-fim seja comercializar os itens que enumera, incluindo suplementos. O CRN-3, em suas dúvidas de atuação profissional, reproduz essa orientação. Uma sala separada no mesmo negócio ou a palavra “orientação” não resolvem, sozinhas, o enquadramento.
O parágrafo único do art. 61 contém exceção específica para locais cuja atividade-fim seja a comercialização de alimentos ou produto alimentício de fabricação e marca próprias de nutricionista, respeitado o art. 60, III. A redação não deve ser ampliada para anunciar consulta liberada em qualquer loja ou para qualquer suplemento de marca própria.
Diferencie educação alimentar geral, consultoria e consulta individual com prescrição. Rebatizar consulta como ação educativa para apoiar vendas mantém o problema se os fatos continuam caracterizando atendimento individual.
A FAQ 32 do CRN-10 distingue consulta e prescrição de orientações gerais e esclarecimento de dúvidas, admitindo estas últimas com observância dos arts. 60 e 63. Essa orientação não deve ser usada para disfarçar atendimento clínico ou publicidade vedada.
Quando é possível mencionar uma marca?
O art. 60 limita prescrição, indicação, preferência e associação intencional de imagem para divulgar marcas, protegendo a autonomia das escolhas. Seu inciso III trata da necessidade de mencionar marcas: devem ser apresentadas mais de uma opção quando disponíveis; se não existir outra com a mesma composição ou finalidade, admite-se indicar a única existente. Essa condição técnica não equivale a autorização genérica de endosso comercial.
O art. 59 permite utilizar embalagens em orientação, educação alimentar e formação profissional com mais de uma marca do mesmo tipo e sem conflito de interesses. A finalidade e a forma de exposição precisam ser preservadas; uma aula não deve ser usada como justificativa automática para anúncio de uma única empresa.
Guarde a justificativa técnica pertinente e o material apresentado, sem criar roteiro clínico padronizado para todos os pacientes. Este guia trata da organização jurídica da atividade, não da indicação de suplementos para uma pessoa.
O contrato com uma marca autoriza propaganda ao público?
O art. 63 veda publicidade ou propaganda comercial de marcas e empresas ligadas à alimentação e nutrição nas hipóteses que descreve. Há distinções no art. 60: o inciso I trata de uso de identificação de empresa por profissional contratado durante o desempenho da atividade para essa contratante; o inciso II prevê divulgação contratada de uma única marca voltada apenas a profissionais que prescrevam ou comercializem os produtos, vedada aos demais públicos.
Esses recortes não autorizam anunciar indiscriminadamente suplementos a seguidores ou pacientes. O contrato deve registrar serviço, destinatários, canal, uso de imagem, aprovação do conteúdo e condições de retirada. Antes da publicação, confronte a peça e o público real com os limites éticos.
É possível receber comissão por encaminhar o paciente?
A remuneração por trabalho efetivo precisa ser distinguida de vantagem pela indicação ou comercialização associada ao atendimento. O art. 49 limita o recebimento de valores que não correspondam a serviço prestado; o art. 45 veda aproveitar a relação assistencial para obter vantagem. Na FAQ 31, o CRN-3 responde negativamente à comissão de farmácias, indústrias e lojas por indicação de produto ou local. Não é suficiente chamar a comissão de consultoria se não existe atividade correspondente.
O art. 62 veda sujeitar a atividade profissional à venda casada dos produtos que enumera. O paciente não deve ter o atendimento condicionado à compra. Também devem ser examinados conflitos e patrocínios conforme os dispositivos pertinentes; declarar a parceria em uma publicação não afasta, por si só, uma vedação.
Para revisar um ajuste, reúna descrição dos serviços, forma de cálculo, comprovantes de entrega, materiais divulgados e fluxo de indicação. Confira se a receita remunera efetivamente o serviço identificado ou depende da compra provocada no atendimento.
O que documentar antes de contratar a atividade?
Mapeie estabelecimento, atividade-fim, atuação técnica ou clínica, público, marcas envolvidas e remuneração. Registre onde ocorre cada atividade e quais dados são utilizados. Solicitações ao conselho devem descrever os fatos completos; uma resposta sobre orientação coletiva não deve ser usada como autorização de consulta em loja.
O contrato de nutricionista organiza a relação de prestação pertinente. Para comparação de objetos, a parceria entre médico e clínica envolve outro código profissional e não fornece uma autorização aplicável por analogia à nutrição.
Perguntas frequentes
Nutricionista pode consultar em loja de suplementos?
O art. 61 do Código de Ética veda consulta e prescrição em locais com atividade-fim de comercialização dos itens enumerados, incluindo suplementos. A exceção para alimentos ou produto alimentício de fabricação e marca próprias tem redação e condições específicas; não libera toda loja.
Um contrato de publicidade permite divulgar uma única marca para qualquer público?
Não. O art. 60, II, prevê a divulgação contratada de uma única marca dirigida a profissionais que prescrevam ou comercializem os produtos e a veda aos demais públicos. Também é necessário observar os outros limites éticos e da mensagem.
Pode vincular a consulta à compra do suplemento?
O art. 62 veda condicionar, subordinar ou sujeitar a atividade profissional à venda casada dos itens que enumera. Separar os recibos ou usar empresas diferentes não resolve a vinculação que existe na prática.
Fontes e alcance deste guia
Fontes consultadas em 30 de outubro de 2026. Este guia é informativo; a conclusão sobre a operação depende dos documentos, dos fatos e das normas aplicáveis.
Código de Ética e Conduta — Resolução CFN 599/2018 — Código de Ética em cópia oficial do CRN-2: arts. 38, 44–49 e 59–64 pertinentes; recortes comerciais confrontados com orientação atual do CRN-3.
Dúvidas de atuação profissional — Dúvidas de atuação profissional: consulta em estabelecimento comercial, marcas e divulgação para público profissional.
Perguntas frequentes — item 32 — FAQ 32: distinção entre consulta em loja e orientação geral, sob os arts. 60 e 63.
Documentos para uma análise da operação
Descrição da operação, atividade-fim e local, contratos de serviço e publicidade, critérios de remuneração, peças e públicos de divulgação, uso de imagem e registros das entregas técnicas.
A análise de contratos empresariais considera os documentos e a rotina da empresa para delimitar obrigações e alternativas no caso concreto.